FAQ

Confira abaixo as principais dúvidas – e respostas – de quem busca a educação Marista:

• Qual é a proposta pedagógica dos Colégios Maristas?

A educação, de acordo com a visão de São Marcelino Champagnat, é mais do que um processo de transmissão de informações: é um meio poderoso de formação e transformação das mentes e dos corações das crianças e dos jovens. Focada na aprendizagem, a proposta pedagógica Marista fundamenta-se na formação integral. Investe na observação, na investigação, na reflexão, na abertura à realidade, no posicionamento crítico, na negociação, no protagonismo, em atitudes solidárias, no respeito e no cuidado com a natureza, na compreensão e na significação do mundo. Desenvolve o espírito de pertença, o “sentido do outro” e apresenta a solidariedade como “a virtude cristã dos nossos tempos”, amparada na ética e na espiritualidade.

• Todos os colégios da rede oferecem os níveis de Educação Infantil até o Ensino Médio?

Não. Algumas unidades são específicas por segmentos e outras oferecem toda Educação Básica. Acesse o site do colégio para mais informações. Em “Nossas Unidades”

• A grade curricular inclui aulas de Religião?

Dentro da proposta pedagógica Marista é ofertado o Ensino Religioso. Transversal no currículo da área de Ciências Humanas, esse ensinamento contribui para a educação integral, para a formação de cidadãos, para a releitura do fenômeno religioso e para o desenvolvimento da religiosidade. Ele está de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, que assegura o respeito à diversidade cultural e religiosa no espaço escolar.

• Como faço para matricular meu filho ou filha em um dos colégios do Grupo Marista?

Entre em contato com uma de nossas unidades aqui. Ou agende uma visita aqui.

• Qual o valor da mensalidade?

Agende uma visita para consultar pessoalmente os valores e outras informações de matrículas. Clique aqui.

• As escolas oferecem atividades extracurriculares? Quais?

Sim. O Grupo Marista possui o Núcleo de Atividades Complementares (NAC), responsável pela coordenação das propostas dessas atividades nos seus colégios.  Cada unidade oferece diversos cursos, como música, dança, futebol, balé, idiomas entre outros. As atividades extracurriculares não são aleatórias. Elas dialogam com a proposta pedagógica Marista, de estímulo ao movimento e à educação. Saiba mais no site do colégio da sua cidade. Clique aqui e conheça as atividades oferecidas por unidade.

• Quais ferramentas digitais o Colégio oferece?

Sim. Trabalhamos com o Ambiente Virtual de Aprendizagem Blackboard, uma das ferramentas de tecnologia de aprendizagem com renome internacional. Nele é possível realizar aulas online, dispor conteúdos para download, explorar exercícios e realizar outras atividades para aperfeiçoar o ensino e construir a melhor experiência educacional. Temos também o Projeto Mobilidade, que contempla o uso de diversos suportes, como tablets e smartphones, no processo de alfabetização e letramento das crianças.

• Como agendar uma visita a um Colégio Marista?

Basta clicar no link “Agende uma Visita” ou agenda-la por meio dos contatos disponíveis nos sites de cada colégio em “Nossas Unidades”.