Agende sua visita

Acessibilidade

FAQ

Confira abaixo as principais dúvidas – e respostas – de quem busca a educação Marista:

  • Qual é a proposta pedagógica dos Colégios Maristas?

    A educação, de acordo com a visão de São Marcelino Champagnat, é mais do que um processo de transmissão de informações: é um meio poderoso de formação e transformação das mentes e dos corações das crianças e dos jovens. Focada na aprendizagem, a proposta pedagógica Marista fundamenta-se na formação integral. Investe na observação, na investigação, na reflexão, na abertura à realidade, no posicionamento crítico, na negociação, no protagonismo, em atitudes solidárias, no respeito e no cuidado com a natureza, na compreensão e na significação do mundo. Desenvolve o espírito de pertença, o “sentido do outro” e apresenta a solidariedade como “a virtude cristã dos nossos tempos”, amparada na ética e na espiritualidade.

  • O que significa a denominação “Marista”?

    Provém de Maria, mãe de Jesus. Ao fundar o Instituto dos Irmãos Maristas, em 1817, o então padre Marcelino Champagnat dedicava-se à educação de crianças e jovens com a missão declarada de formar cidadãos exemplares e bons cristãos, inspirado nas virtudes de Maria. O jeito Marista de educar pressupõe o exercício do amor, da evangelização, da solidariedade e da constante busca por práticas criativas e significativas que atendam às exigências formativas do estudante, considerando sua realidade.

  • Todos os colégios da rede oferecem os segmentos de Educação Infantil até o Ensino Médio?

    Não. Algumas unidades são específicas por segmentos e outras oferecem toda Educação Básica. Acesse o site do colégio para mais informações. Em “Nossas Unidades”

  • Há opção de período integral?

    Os Colégios Maristas oferecem o Período Ampliado, com atividades no contraturno, no qual o aluno passa o período matutino e vespertino dentro da escola. Algumas unidades da rede oferecem esta modalidade de ensino. Acesse o site do colégio para saber mais informações. Busca em “Nossas Unidades”

  • A grade curricular inclui aulas de Religião?

    Dentro da proposta pedagógica Marista é ofertado o Ensino Religioso. Transversal no currículo da área de Ciências Humanas, esse ensinamento contribui para a educação integral, para a formação de cidadãos, para a releitura do fenômeno religioso e para o desenvolvimento da religiosidade. Ele está de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, que assegura o respeito à diversidade cultural e religiosa no espaço escolar.

  • Crianças de famílias com orientação religiosa distinta da católica são admitidas nos colégios da rede?

    Claro! Nos colégios Maristas não há distinção por nenhum tipo de credo. Todos são aceitos, independentemente de suas crenças, sendo o mais importante a busca do caráter baseado em valores universais como o amor, a paz, a justiça e outros que contribuam para a formação íntegra das crianças e dos jovens.

  • O aluno é preparado para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e do Vestibular?

    A formação Marista é para todas as provas da vida. No Ensino Médio, nossa estratégia é potencializar nos alunos as aprendizagens adquiridas ao longo da formação escolar e prepará-los para o ingresso no Ensino Superior. Assim, as cargas de aula ficam mais intensas e há reforço no contraturno. Ao mesmo tempo, aplicamos simulados e estimulamos os alunos a participarem de olímpiadas do conhecimento (matemática, ciências, astronomia etc.), que acontecem em nível nacional.

  • Qual o número limite de alunos por turma?

    Cada turma tem um número de alunos de acordo com a faixa-etária. Consulte o colégio de interesse para uma informação mais precisa.

  • As turmas são mistas?

    Sim, todas as turmas são integradas por meninos e meninas.

  • Como é a infraestrutura física dos colégios?

    Na visão de ensino Marista, os espaços são importantes para o desenvolvimento da proposta pedagógica, que valoriza as interações sociais. E a escola é compreendida como espaçotempo, uma vez que se materializa num tempo e lugar localizados, precisos, específicos, numa história e geografia cotidianas. E, como tal, é ampla e preparada para que a educação aconteça também de forma não instrutiva. Assim, a completa infraestrutura dos Colégios Maristas (quadras poliesportivas, laboratórios equipados, bibliotecas, áreas verdes, ateliês, salas multiuso etc.) atende ao propósito de fazer com que a aprendizagem e o desenvolvimento dos alunos aconteçam de maneira dinâmica e significativa.

  • Os colégios são inclusivos? Estão aptos a aceitar crianças com deficiência?

    Sim, a inclusão faz parte da política pedagógica Marista. Acolhemos todas as crianças e, de acordo com a necessidade particular de cada uma, é feito todo um trabalho de acessibilidade na escola que permita a essa criança frequentar as aulas normalmente.

  • Como os Colégios Maristas lidam com questões como o bullying?

    A política do Grupo Marista é de atenção constante e tolerância zero à discriminação dentro dos muros da escola. O bullying é caracterizado pela repetição exacerbada da mesma situação. Nesses casos, identificamos o agressor e chamamos ele e sua família para uma conversa, pois, na verdade, é ele o lado frágil, que tenta subjugar um colega na tentativa de se autoafirmar. Quanto ao cyberbulliyng, também fazemos registros e orientações sempre que constatamos essa necessidade. Em casos graves, denunciamos o aluno que está cometendo agressões ao Conselho Tutelar.

  • Como faço para matricular meu filho ou filha em um dos colégios do Grupo Marista?

    Ao acessar o site do colégio de interesse, clique na aba “Matrículas” para ter um passo-a-passo completo sobre este processo. Ou agende uma visita aqui.

  • Qual o valor da mensalidade?

    Agende uma visita para consultar pessoalmente os valores e outras informações de matrículas. Clique aqui.

  • Há desconto na mensalidade para irmãos que estudam no mesmo colégio?

    Consulte o colégio de interesse para mais informações sobre o assunto.

  • As escolas oferecem atividades extracurriculares? Quais?

    Sim. O Grupo Marista possui o Núcleo de Atividades Complementares (NAC), responsável pela coordenação das propostas dessas atividades nos seus colégios.  Cada unidade oferece diversos cursos, como música, dança, futebol, balé, idiomas entre outros. As atividades extracurriculares não são aleatórias. Elas dialogam com a proposta pedagógica Marista, de estímulo ao movimento e à educação. Saiba mais no site do colégio da sua cidade. Faça a busca em “Nossas Unidades”.

  • Consigo visualizar notas e materiais importantes para o aluno no site?

    As notas e outros materiais referentes à vida escolar do aluno estão presentes na área restrita do site. Digite seu login e senha no site do colégio, faça a busca em “Nossas Unidades”.

  • O site da escola oferece recursos de aprendizagem online?

    Sim. Trabalhamos com o Ambiente Virtual de Aprendizagem Blackboard, uma das ferramentas de tecnologia de aprendizagem com renome internacional. Nele é possível realizar aulas online, dispor conteúdos para download, explorar exercícios e realizar outras atividades para aperfeiçoar o ensino e construir a melhor experiência educacional. Temos também o Projeto Mobilidade, que contempla o uso de diversos suportes, como tablets e smartphones, no processo de alfabetização e letramento das crianças.

  • Sou ex-aluno. Como posso me cadastrar ou encontrar antigos colegas e professores?

    Dentro do site de cada colégio existe uma área dedicada aos ex-alunos. Nela é possível se cadastrar e fazer uma busca por colegas de classe e antigos professores de acordo com o nome, ano e série. Consulte o colégio em “Nossas Unidades”

  • Como saber mais sobre os professores, a coordenação e a direção da escola?

    Agende uma visita para conhecer as instalações e a equipe responsável pela Educação Marista.

  • Como agendar uma visita a um Colégio Marista?

    Basta clicar no link “Agende uma Visita” ou agenda-la por meio dos contatos disponíveis nos sites de cada colégio em “Nossas Unidades”.

Voltar