Estudantes do Colégio Marista Santa Maria elaboram proprostas de lei

santamaria_planeriho

‘Curitiba politizada’ e ‘Cultura para todos’, são algumas propostas elaboradas em formato de projeto de lei, por estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental do Colégio Marista Santa Maria. No dia 06 de outubro, elas foram apresentadas a quatro vereadores da cidade no projeto Plenarinho, que está no seu quarto ano, e é desenvolvido a partir da disciplina de Filosofia.

O professor Bruno Pontes de Sousa conta que, no primeiro semestre, os cerca de 280 alunos envolvidos pesquisaram sobre o funcionamento dos Três Poderes, simularam uma sessão, leram projetos de lei e, em grupos, elaboraram suas próprias propostas. “Atividades como essa buscam aproximar o jovem do exercício da cidadania e do universo político de um jeito divertido, participativo e interessante para eles”, explica o professor.

No evento, eles apresentaram as ideias aos convidados, que comentaram a viabilidade e aplicabilidade das propostas. Segundo Bruno, nas edições anteriores do Plenarinho, algumas ideias apresentadas pelos alunos foram incorporadas a projetos de lei apresentados por vereadores. Participaram os vereadores Felipe Braga Côrtes, Goura e Pier Petruzziello.