Agendar visita
Conheça nossa proposta
Rematrícula
Para alunos Maristas

Alunos Maristas desenvolvem paixão pela literatura com projeto escolar

eu indico

No Colégio Marista São Luís, em Jaraguá do Sul, as professoras Eloá Gruetzmache e Delfinéia Volkmann, das disciplinas de Artes e de Língua portuguesa, desenvolveram o projeto “Eu Indico!” de literatura com alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II.

 O objetivo é promover a leitura e democratizar o espaço do saber, além de instigar o aluno para ser agente transformador da sociedade, fazendo parte da construção do mundo, a partir de seus colegas da escola.

 A proposta que faz parte do Projeto de Intervenção Social (PIS) do Colégio, que tem o objetivo de motivar os estudantes a pensarem por si próprios, criando novas possibilidades a partir do ensino. Para isso, os alunos compartilharam os livros que mais gostam, por meio de texto e de vídeo.

 “Todas as turmas de 7o anos participaram, e cada aluno indicou seu livro de preferência por meio de texto. Para a gravação do vídeo, intitulado “Eu indico!“, tivemos 13 alunos participando de forma espontânea. Nossa proposta é que os alunos entendam a importância da leitura para o processo de construção do ser”, explica a professora  Delfinéia Volkmann.

 De acordo com a professora Eloá, os depoimentos colocaram  os estudantes como protagonistas dessa ação e, assim, o impacto para os colegas foi muito maior, pois têm a mesma linguagem, e passam a ser influenciadores positivos.

 “A indicação deveria ser do livro que o estudante mais gostou, podendo ser um da literatura obrigatória, ou não. Influenciar os amigos também fazia parte da proposta, e eu acredito que influenciamos quando acreditamos, portanto a escolha do livro deveria partir dos alunos”, afirma Eloá.

 Com o “Eu indico!”, os alunos ampliaram a compreensão de interpretação de texto, conheceram novas palavras, aumentaram a capacidade de reflexão, de observação e de comunicação com o mundo.

 “Nossos alunos descobriram que ler é muito legal, e que pode ser melhor ainda se encontrar o seu gênero literário ou o seu autor preferido. Entenderam que a leitura nos leva a descobrir novos caminhos para a vida e nos faz questionar sobre o mundo em que vivemos, provocando, muitas vezes, uma profunda reflexão sobre quem somos”, concluiu a professora Eloá.

Fonte: Lead Comunicação
Share

Agende
uma visita

Venha fazer parte da nossa família! Preencha o formulário com seus dados e demonstre seu interesse em matricular seu filho em uma das nossas unidades.

Acessar!

Fale conosco

Entre em contato com os Colégios Maristas e esclareça suas dúvidas, faça sugestões e nos conte sobre seus interesses.

Fale Conosco