Alunos Maristas desenvolvem paixão pela literatura com projeto escolar

eu indico

No Colégio Marista São Luís, em Jaraguá do Sul, as professoras Eloá Gruetzmache e Delfinéia Volkmann, das disciplinas de Artes e de Língua portuguesa, desenvolveram o projeto “Eu Indico!” de literatura com alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II.

O objetivo é promover a leitura e democratizar o espaço do saber, além de instigar o aluno para ser agente transformador da sociedade, fazendo parte da construção do mundo, a partir de seus colegas da escola.

A proposta que faz parte do Projeto de Intervenção Social (PIS) do Colégio, que tem o objetivo de motivar os estudantes a pensarem por si próprios, criando novas possibilidades a partir do ensino. Para isso, os alunos compartilharam os livros que mais gostam, por meio de texto e de vídeo.

“Todas as turmas de 7o anos participaram, e cada aluno indicou seu livro de preferência por meio de texto. Para a gravação do vídeo, intitulado “Eu indico!“, tivemos 13 alunos participando de forma espontânea. Nossa proposta é que os alunos entendam a importância da leitura para o processo de construção do ser”, explica a professora  Delfinéia Volkmann.

De acordo com a professora Eloá, os depoimentos colocaram  os estudantes como protagonistas dessa ação e, assim, o impacto para os colegas foi muito maior, pois têm a mesma linguagem, e passam a ser influenciadores positivos.

“A indicação deveria ser do livro que o estudante mais gostou, podendo ser um da literatura obrigatória, ou não. Influenciar os amigos também fazia parte da proposta, e eu acredito que influenciamos quando acreditamos, portanto a escolha do livro deveria partir dos alunos”, afirma Eloá.

Com o “Eu indico!”, os alunos ampliaram a compreensão de interpretação de texto, conheceram novas palavras, aumentaram a capacidade de reflexão, de observação e de comunicação com o mundo.

“Nossos alunos descobriram que ler é muito legal, e que pode ser melhor ainda se encontrar o seu gênero literário ou o seu autor preferido. Entenderam que a leitura nos leva a descobrir novos caminhos para a vida e nos faz questionar sobre o mundo em que vivemos, provocando, muitas vezes, uma profunda reflexão sobre quem somos”, concluiu a professora Eloá.