O resultado da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) 2020, divulgado na última quinta-feira (25), mostra que 73 alunos dos Colégios Maristas foram premiados. A ONC se destina aos estudantes que estão regularmente matriculados no 8º ou 9º ano do Ensino Fundamental e nas 1ª, 2ª ou 3ª séries do Ensino Médio; e também alunos da 4ª série do Ensino Técnico, bem como alunos da Educação de Jovens e Adultos das séries citadas.
As provas foram aplicadas online, em decorrência da pandemia do novo coronavírus. Elas contemplam as disciplinas de História, Astronomia, Química, Física e Biologia e visam despertar e estimular o interesse dos estudantes pelo estudo das ciências naturais.
A Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) integra o Programa Ciência na Escola e é uma realização de quatro Sociedades Científicas: a SBF (Sociedade Brasileira de Física) a ABQ (Associação Brasileira de Química), o Instituto Butantan e a Sociedade Astronômica Brasileira; ela resulta de um convite do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) às Sociedades e se destina a estudantes do Ensino Médio e do último ano (9º ano) do Ensino Fundamental.
No Colégio Marista Arquidiocesano, dezenove alunos conquistaram medalhas de ouro, prata e bronze e 27 receberam menção honrosa. Os alunos do Colégio Marista Ribeirão Preto se destacaram com 11 medalhas, além de 17 menções honrosas. No Colégio Marista Brasília, os alunos conquistaram 4 medalhas de, além de 5 menções honrosas.
No Colégio Marista Goiânia, um estudante recebeu medalha de ouro, dois foram premiados com bronze, além de uma menção honrosa. Já no Colégio Marista Londrina, foram quatro medalhas e quatro menções honrosas. O Colégio Marista São Francisco, em Chapecó, teve um premiado com a medalha de ouro e uma menção honrosa. O Colégio Marista Maringá recebeu três premiações e duas menções honrosas. Já em Criciúma, foram 11 premiados e 12 menções honrosas. O Colégio Marista Frei Rogério, em Joaçaba, teve, ao todo, nove medalhas e 12 menções honrosas.