Colégio Marista Asa Sul inaugura estação meteorológica

20170307_165307 (2)O Colégio Marista Asa Sul inaugurou no 8 de março sua estação meteorológica que será utilizada em projetos pedagógicos que envolvam a medição e registro de variáveis meteorológicas e climáticas.

“O principal objetivo é despertar o interesse dos alunos para a meteorologia, bem como auxiliar nos estudos curriculares e também na confecção de estatísticas e gráficos climatológicos, utilizando-se dos dados fornecidos pela estação na área do colégio”, afirma Marcelo Faria da Silva, responsável técnico pela instalação da estação.

O espaço contribuirá em atividades contínuas de diferentes disciplinas, como Geografia, Química e Biologia, para todas as turmas do Ensino Fundamental, especialmente em um projeto pedagógico de análise de dados, leitura e elaboração de gráficos dos 4º, 5º e 6º anos.

“Os dados referentes à temperatura média, índice pluviométrico, umidade relativa do ar, velocidade e direção do vendo, e pressão atmosférica serão analisados pelos alunos e professores, assim como comparados aos fornecidos pelos órgãos oficiais do governo (INMET, CPTEC e INPE) para o estudo do clima”, explica Marcelo.

Segundo o responsável técnico, a estação meteorológica contribuirá, ainda, em atividades que irão discutir a escassez de chuvas e a necessidade de racionamento que atinge o Distrito Federal. “O stress hídrico é tema constante de geografia e ciências e está diretamente relacionado ao índice pluviométrico na estação das chuvas no Centro-Oeste, e também ao crescimento populacional sem planejamento. A estação meteorológica será capaz de apresentar dados reais acerca do comportamento das chuvas durante as quatro estações do ano para o desenvolvimento de projetos de uso sustentável da água”, afirma.