‘Dia sem eletrônicos’ no Colégio Marista São Francisco

É cada vez mais comum o uso de celulares e tablets entre as crianças e adolescentes, desde os mais novos, que se interessam por games e aplicativos, aos adolescentes e jovens, que buscam se comunicar nas redes sociais. Percebendo o distanciamento que o uso contínuo dos celulares provoca nas relações com quem está ao lado, o Colégio Marista São Francisco, em Jaraguá do Sul, resolveu lançar um desafio aos alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio: o ‘Dia sem eletrônicos’.

A campanha surgiu há quatro anos e atualmente, todas as quartas-feiras durante o intervalo, diversas atividades especiais são realizadas, como esportes, músicas, jogos de tabuleiro, tênis de mesa, Super Cérebro, dentre outras, como opção ao uso dos eletrônicos.

“Nosso grande objetivo é incentivar as relações dos alunos uns com os outros, o convívio, o hábito da conversa, da escuta, sempre nos baseando em nossos valores, como a presença”, afirma Airton Bonet, diretor geral do Colégio Marista.

A diretora educacional, Andrea Gomes, ressalta que os professores participam das atividades propostas durante o intervalo do ‘Dia sem eletrônicos’. “É importante o envolvimento dos professores e a relação com os alunos em situações fora da sala de aula”, acredita.

O ‘Dia sem eletrônicos’ tem surtido efeito e os alunos têm deixado de usar os aparelhos dentro do colégio, como Bruno Demarchi, de 11 anos, do 7º ano do Ensino Fundamental, que traz o celular todos os dias, mas sempre o deixa na mochila. “Eu uso o celular somente se precisar falar com o meus pais, caso contrário fica guardado. Olha o espaço que temos, aproveitamos para jogar e conversar com os amigos”.