Colégio Marista Pio XII realiza palestras de educação financeira

PIO XII_educcao financeira

A administração de recursos foi o assunto mais tratado pelos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental do Colégio Marista Pio XII no dia 14 de março. A partir de duas palestras realizadas pelo colégio “O orçamento do Colégio” e “O orçamento público” os jovens conheceram um pouco mais sobre a administração de recursos e conheceram conceitos de receita e despesa. O objetivo das palestras foi conscientizar os alunos sobre controle de gastos e incentivar a participação cidadã na promoção e defesa dos direitos das infâncias e juventudes.

O evento abriu a programação de 2018 do Projeto OCA – Orçamento Criança Adolescente, que é desenvolvido pela Rede Marista de Colégios (RMC) e acontece desde 2010 promovendo atividades mensais durante as aulas de Desenvolvimento Acadêmico Pessoal e Social (DAPS ) por meio de palestras, oficinas e visitações.

De acordo com a professora Helen Jensen, coordenadora do projeto, a proposta geral é promover a interação dos jovens na construção do orçamento público e estimular o acompanhamento, além de despertar o interesse e a conscientização no controle de gastos no âmbito familiar, municipal, estadual e nacional.

“O projeto OCA sensibiliza os estudantes desde a conscientização do controle dos gastos da sua família, bem como de seu município, até a descoberta do ser democrático, onde ele, como adolescente, tem voz e vez na sociedade. Ao final do projeto, os alunos estão cientes que suas despesas jamais devem ultrapassar o valor da sua receita, mesmo que esta seja esporádica e, desse modo, são capazes de contribuir com o orçamento da sua família”, afirma a professora.

O projeto contou também com uma visita à Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Uvaranas (ACAMARUVA). “Ao sair de seu ambiente familiar e conhecer outras realidades sociais os alunos refletem sobre o trabalho e o modo de suprir as necessidades básicas entre as diversas classes socioeconômicas e como suas ações cotidianas refletem no trabalho de outras pessoas, como é o caso da separação do lixo”, finaliza a coordenadora.