Colégio Marista realiza mostra cultural sobre o Dia da Consciência Negra

CM Maringa

O Colégio Marista Maringá realizou no dia 20 de novembro uma Mostra Cultura dedicada ao Dia da Consciência Negra. O evento faz parte do projeto cultural afro-brasileiro e indígena, que é desenvolvido com os estudantes durante todo o ano letivo, com teoria e prática educacional.

A Mostra Cultural contou com exposição de pinturas, poemas, objetos de arte e outras apresentações artísticas, como danças específicas das culturas estudadas. Além disso, alunos do 8º ano, Endino Fundamental II, representaram oito países do Continente Africano, com demonstrações do que aprenderam ao longo do projeto.

“Nossa proposta é de desconstruir conceitos equivocados concernentes às culturas indígena, africana e afro-brasileira, resultante de ‘verdades’ herdadas em centenas de anos. Com esse projeto estamos resgatando o valor dessas culturas na formação da identidade do povo brasileiro. Como bem escreveu Edmund Burke “Um povo que não conhece sua história está condenado a repeti-la”, conclui professor Ronualdo Alves, coordenador do projeto e professor de ensino religioso no Colégio Marista Maringá.