Colégio Marista São Francisco promove Mostra Linguagens em Movimento

Com o objetivo promover um espaço de interação e partilha de aprendizagens, o Colégio Marista São Francisco promoveu, de 19 a 23 de setembro a “Mostra Linguagens em Movimento”. Ao longo da semana, ações diferenciadas foram realizadas com alunos de Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II, e do Ensino Médio, respeitando a proposta pedagógica de cada etapa.

O evento contou com a presença do catarinense Alexandre Beck, criador das tirinhas do “Armandinho”, famosas por suas críticas e reflexões, e que conversou com os alunos sobre as construções de suas narrativas. No mesmo dia, os alunos do 2º ano do Ensino Médio realizaram um sarau dedicado às expressões artísticas, com o tema os Anos 80. A Associação Coral Chapecó também realizou uma apresentação no evento e um seminário sobre “Educação e Violências” reuniu estudantes para discutir o tema.

Para as famílias, foi promovida uma tarde de convivência com atividades para as crianças, brinquedos infláveis, exposição e doação de animais, sob responsabilidade da  ONG Amparo Animal, e acesso à informações com agentes da Vigilância Ambiental, sobre animais peçonhentos, além de atividades culturais e artísticas.

Algumas oficinas também foram realizadas e contaram com a presença de profissionais de áreas específicas do conhecimento, como música, com o compositor e músico catarinense Márcio Pazin; oficina de Toy Art, com o educador artístico Eduardo Dutra; oficina de Arte, Moda e Estamparia com a artista Janaína Corá; oficina de grafite, com Diego Cardoso; oficina de expressão corporal, com Vinícius Duarte, e oficina de fotografia, com Marco Antônio Stello.

De acordo com a diretora educacional do Colégio Marista São Francisco, Márcia Maria Rosa, a proposta da “Mostra Linguagens em Movimento”, é apresentar as várias formas possíveis de construir diálogos e composições de textos. “É comum associarmos momentos de incentivo à leitura apenas ao ato de ler, porém, o próprio conceito nos mostra que a literatura é a arte de criar e compor textos, e que não precisamos necessariamente utilizar a escrita”, explica.

Confira todas as fotos do evento aqui