Ambientes favorecem o protagonismo e a autonomia dos alunos

Para estimular o desenvolvimento na primeira infância, os alunos da Educação Infantil do Colégio Marista Pio XII, em Ponta Grossa (PR), passaram a contar, desde fevereiro, com novas áreas de aprendizado e brincadeiras. Os espaços foram pensados para que os alunos possam desenvolver a autonomia, o protagonismo e aumentar a interação com os colegas e professores.
Seguindo o movimento de modernização dos Colégios da Rede Marista, em Ponta Grossa a área da Educação Infantil foi revitalizada e ampliada para atender a grande demanda da cidade. De acordo com Cris Starcke, coordenadora da Educação Infantil do Colégio Marista Pio XII, mais espaços foram incorporados para ampliar as possibilidades dos alunos. “Além da modernização dos móveis e revitalização das áreas já disponíveis, também foi construída uma nova biblioteca e uma sala multiuso com solário para uso exclusivo das crianças até 5 anos”.
A coordenadora afirma que as áreas exclusivas dão mais liberdade e aconchego para os pequenos explorarem e desenvolverem habilidades importantes que vão ecoar durante toda a vida. “O espaço Baby é um exemplo de liberdade e protagonismo desde a primeira infância, já que os bebês podem brincar e explorar o mundo com segurança e liberdade”, explica Cris, que também conta que a faixa etária até os cinco anos de idade é uma “fase de construção de identidade, exploração e investigação, em que manifestações de afeto, criatividade e solidariedade são essenciais”.
O espaço dedicado aos alunos da primeira infância também contemplam banheiro próprio, ateliê de degustação e solário compartilhado com salas da mesma faixa etária, para estimular a socialização e acolhida de maneira confortável.