A creche Pingo de Leite, que atende crianças de 2 a 6 anos, recebeu 1,1 mil litros de leite e mais de 100 tubos de creme dental infantil dos estudantes do Colégio Marista Ribeirão Preto (SP), além de outros mantimentos como leite em pó, macarrão, café e detergente. A doação integra a Gincana Marista e foi iniciativa dos próprios alunos do Ensino Fundamental para colocar em prática ensinamentos sobre solidariedade.
Crianças, adolescentes e jovens aprendem sobre a solidariedade por meio da Pastoral do colégio, que auxilia no desenvolvimento de ações integrando projetos pedagógicos, contribuindo com a acolhida, o diálogo e a valorização da identidade de cada aluno, ajudando-o a conviver com respeito e paz, e estimulando relações solidárias, amizade, espiritualidade e engajamento em projetos de vida.
“Nosso objetivo é fazer com que os alunos sejam responsáveis por suas escolhas e assumam um papel protagonista, humano e ético no mundo atual”, afirma a coordenadora da Pastoral do colégio, Lesciane Mael.
Gincana Marista
A Gincana Marista também promoveu competições na última semana e uma delas foi de incentivo à doação de sangue. Os estudantes conseguiram que 285 pessoas doassem sangue em apenas três dias de mobilização. Cerca de 450 ml de sangue, o equivalente a uma bolsa, pode ajudar a salvar até três vidas. Ou seja, com o sangue doado por meio da gincana, será possível ajudar 855 pessoas.
Segundo o professor Ricardo Corrêa, um dos organizadores da gincana, a atividade leva os alunos a descobrirem a importância da doação, melhorar o entendimento de quem pode e quem não pode doar. “Mobilizamos familiares, amigos e comunidade para a importância de doar sangue, em uma campanha que vem aumentando o número de doadores a cada ano, e alguns participantes passam a ser doadores regulares”, disse.
De acordo com levantamento feito pelo Movimento Eu Dou Sangue, cerca de 92% dos brasileiros disseram não ter doado sangue entre junho de 2016 e junho de 2017. Além do clima mais frio, a pesquisa também identificou que o aumento da incidência de infecções respiratórias, os feriados, dias chuvosos e o próprio recesso das férias escolares impactam negativamente a atuação dos hemocentros, que costumam registrar queda de 30% em seus estoques nesse período.
A recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é de que cada país tenha, entre 3% e 5% de sua população doadora de sangue frequente. No Brasil, o índice fica em 1,8%, enquanto em alguns países da Europa, cerca de 7%.