Estudantes maristas concorreram com alunos de outros 13 países

Alunos do Colégio Marista Criciúma (SC) receberam três medalhas de bronze em Fukuoka, no Japão. Eles fazem parte da delegação que representou o Brasil na World Mathematics Invitational (WMI) 2019. A competição aconteceu entre 15 e 19 de julho, reunindo finalistas de 13 países.
Os alunos foram convidados a fazer parte da competição mundial após conquistarem três medalhas de ouro na Olimpíada Internacional de Matemática sem Fronteiras, realizada em abril no Brasil. Além dessas, ainda na categoria Nacional, os estudantes conquistaram duas medalhas de prata e uma medalha de bronze. Na categoria Estadual, mais seis medalhas: quatro de ouro e duas de prata. De acordo com o vice-presidente da WMI Brasil, Ozimar da Silva Pereira, o convite foi feito pelo Programa de Olimpíadas da Rede POC (Rede do Programa de Olimpíadas do Conhecimento), organizador oficial da olimpíada no Brasil, devido ao excelente desempenho dos estudantes.
Para o diretor do Colégio Marista Criciúma, José Carlos Pereira, a conquista é motivo de orgulho para a instituição e para a cidade. “É a primeira vez em nossa história que temos alunos representando a nossa unidade e a Rede de Colégios Maristas no Japão e essas medalhas recebidas só mostram que todo o esforço deles valeu muito a pena. Estamos muito orgulhosos de ter estudantes da nossa unidade e da nossa cidade representando tão bem o nosso País”, comemora.
Podem participar da WMI estudantes do Ensino Fundamental até a 3ª. Série do Ensino Médio de escolas públicas e privadas e o objetivo é incentivar o interesse pela Matemática e pelo aprendizado. A competição é uma iniciativa conjunta da Asian Math Sci League, Thai Talent Training, Malaysia Mathematics Society e Edukultur Indonesia.