ernesto
O XXII Capítulo Geral, realizado em Rio Negro (Colômbia), foi marcado pela nomeação do novo Superior Geral do Instituto Marista, Ir. Ernesto Sánchez. Eleito pela assembleia de Irmãos pelo período de 8 anos (2017 – 2024), o Superior Geral é considerado o sucessor de São Marcelino Champagnat no governo do Instituto dos Irmãos Maristas.
De acordo com as Constituições e Estatutos da nossa Família Religiosa (101-102), exerce o serviço de animação espiritual e apostólica e de governança do Instituto ao promover a unidade dos Irmãos em Cristo, dando continuidade à missão do Fundador, adaptando-as às diversas circunstâncias para servir à Igreja e às sociedades às quais são enviados em missão.
O Irmão nasceu em Guadalajara, México, no dia 21 fevereiro de 1961, e é o nono filho de uma família de dezesseis. Aluno marista do pré-primário ao pré-vestibular, entrou no postulado aos 17 anos. Cursou a Escola Normal, no escolasticado e depois, as licenciaturas em Ciências religiosas e Matemática. Em Roma, completou a licenciatura em Pastoral vocacional e, atualmente, está concluindo o mestrado nessa área. Participou do curso para formadores, em Lyon, França.
Foi professor por quatro anos, no nível primário e três, no secundário, sendo ao mesmo tempo formador no juvenato. Foi diretor do postulado, quatro anos, e em seguida foi chamado à administração geral, sendo, por 4 anos, secretário das Comissões de Vida religiosa e da Pastoral vocacional e, por dois anos, diretor do Secretariado das vocações. Em 2008, assumiu como superior da Província do México Ocidental. Foi eleito conselheiro geral em 2009 e nomeado Superior Geral em 2017.