Professores selecionados ganharam uma imersão na Microsoft

Os professores são um dos principais agentes de transformação e inovação da sociedade. Por isso, a Rede Marista de Colégios promoveu o Prêmio Educador Marista, com o objetivo de valorizar o trabalho de profissionais com projetos voltados à utilização de tecnologias digitais nos processos de ensino e aprendizagem. A intenção é valorizar os educadores que contribuem para transformar a escola em um ambiente inovador, criativo e colaborativo.
O prêmio, cujo resultado foi divulgado no dia 22 de novembro, contou com quatro categorias, cada uma destinada a um segmento: Educação Infantil, Ensino Fundamental Anos Inicias, Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio.
Os projetos selecionados em 1º lugar de cada categoria foram reconhecidos com uma placa de homenagem, divulgação nos meios de comunicação internos do Grupo Marista, curso de imersão de dois dias na sede da Microsoft, em São Paulo, nos dias 3 e 4 de dezembro, e apresentação do projeto em videoconferência para os professores da rede. Confira abaixo os projetos selecionados em cada categoria:
– Três Violetas: Professor Inovador da Educação Infantil
“Somos iguais e também diferentes”, Fernanda Izé (Colégio Marista Santa Maria)
O projeto surgiu após serem incluídas na rotina algumas visitas à sala interativa do colégio, onde os alunos foram convidados a explorar nos livros assuntos interessantes. Em um primeiro momento, surgiram muitas curiosidades e foi aberto espaço para pesquisas em computadores. Um vídeo de um indiano com limitações físicas chamou a atenção e serviu como elemento disparador do tema. O objetivo é colocar os alunos em contato com situações típicas vivenciadas por pessoas deficientes com a intenção de conscientizá-los.
– Boa Mãe: Professor Inovador do Ensino Fundamental Anos Iniciais
Projeto “Criando murais de estudo com o Padlet”, Juliana Silveira Barreiro Ribeiro (Colégio Marista Glória)
Criação de murais de estudo utilizando o aplicativo Padlet, para estimular os hábitos de estudo, adotar uma estratégia mais autônoma e eficaz e compartilhar aprendizados com os colegas. Ao aprenderem como estudar e dividir o aprendizado com os outros, os alunos se sentem capazes e, consequentemente, o estudo passa a ter maior significado para eles. Com isso, há um aumento da autoestima e autoconfiança, que se reflete na qualidade do aprendizado.
-Ir. Henri Vergés: Professor Inovador do Ensino Fundamental Anos Finais
Projeto “Jogos de escape na educação”, Gerson Hideo Ito (Colégio Marista Arquidiocesano)
O objetivo do projeto é usar a ideia de jogos de escape, no qual os participantes são trancados em uma sala e precisam escapar dela. Para isso, eles devem decifrar enigmas e encontrar objetos até descobrir a saída. No projeto, os enigmas estão relacionados aos conteúdos pedagógicos ensinados pelo professor em sala de aula. Cada enigma corresponde a uma senha numérica que abre um cadeado, trazendo novos enigmas até o desafio final.
-Champagnat: Professor Inovador do Ensino Médio
Projeto “Move Rave”, Thaiza Montine Gomes dos Santos Cruz (Colégio Marista Goiânia)
O jogo foi desenvolvido dentro da plataforma Scratch e as etapas foram montadas no decorrer das aulas do HUB de Ciências da Natureza. O objetivo do projeto é envolver os alunos de maneira global, de modo a contribuir com maior mobilidade e acessibilidade na escola. Ao jogar, o aluno será incentivado a sempre colocar os materiais em local apropriado (mochilódromos, por exemplo) e deixar o fluxo de movimento na direção contrária, proporcionando um melhor fluxo e ajudando, inclusive, cadeirantes, cegos, idosos ou pessoas com qualquer tipo de mobilidade reduzida. O jogador só muda de ambiente quando cumprir todas as atividades propostas