A proteção e defesa de direitos é abordada na Rede Marista de Colégios de forma leve e de fácil compreensão com alunos do Ensino Fundamental Anos Iniciais. O tema foi trabalhado durante esta semana nas aulas de Língua Portuguesa com a utilização do livro Mina e suas Luzinhas, de Januária Cristina Alves, e com vídeos da campanha Defenda-se, desenvolvida pelo Centro Marista de Defesa da Infância (CMDI).
O livro é uma das obras paradidáticas inspiradas na campanha Defenda-se e apresenta a narrativa literária entremeada de atividades de reflexão ou de conhecimento prévio a respeito do enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes. As histórias apresentam situações do dia a dia em que os meninos e meninas têm condições reais de agir preventivamente para sua autodefesa.
Todos os professores da RMC participaram de formações sobre o assunto realizadas pelos representantes do CMDI, Bárbara Pimpão e Vinícius Gallon
Atividades
O assunto foi trazido para a sala de aula em diversas atividades nos colégios da Rede Marista. No Colégio Marista Santa Maria, em Curitiba, os professores do Ensino Fundamental, Ampliado e educadores do Serviço de Assistência aos Alunos (SAA), participaram de uma palestra formativa e também foram realizadas formações pedagógicas para criar estratégias e novas possibilidades de utilização de recursos em sala de aula. Outro espaço de discussão foi o Grêmio Infantil, onde o tema foi debatido entre os alunos.
A boneca de pano Mina, que representa a personagem do livro, ajudou a conduzir a atividade proposta no Colégio Marista Pio XII, em Ponta Grossa. Lá, os alunos do 2.° ano A da professora Gilsiane de Fátima Roth fizeram uma roda de conversa onde as crianças puderam refletir sobre a história. “Eles perceberam a importância de se defenderem e de ampliarem as suas habilidades de comunicação para preservação da integridade física e dos seus direitos”, relata Gilsiane.
Já no Colégio Marista Ribeirão Preto, a turma do 2 º ano iniciou o projeto trabalhando o significado da palavra Defenda-se. Depois de ouvir os alunos sobre o que compreendiam sobre o tema, a professora apresentou o livro Mina e suas luzinhas. Foram propostas algumas discussões e registros por meio de desenhos. Por fim, as crianças fizeram fantoches e montagem de diálogos, partindo de vivências em que precisaram se defender ou defender o outro. A turma de 3 º ano abordou o tema de direitos, e após debates em grupo, os alunos puderam se expressar por meio de desenhos.
Defenda-se
Desenvolvida pela Rede Marista de Solidariedade, por meio do Centro Marista de Defesa da Infância, a campanha Defenda-se foi lançada em 2014 e tem como base o Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes. O projeto assegura a realização de ações preventivas contra o abuso e/ou exploração sexual de crianças e adolescentes, por meio de atividades educativas, de sensibilização e autodefesa.
Pensando nisso, foram criados também vídeos educativos que ilustram situações cotidianas em que a criança pode se defender do abuso ou da exploração sexual, a partir do conhecimento dos seus direitos sexuais, relatando a violência para alguém de confiança ou fazendo a denúncia diretamente para o Disque 100 e outros canais que encaminham as denúncias sobre violações de direitos humanos.
Conheça mais sobre a campanha aqui: http://defenda-se.com/