Agende sua visita Rematrícula

Identidade Marista

A identidade Marista é revelada a partir de um conjunto de características próprias e marcantes, com as quais o Instituto Marista, suas atividades, seus Irmãos, Leigos e Leigas, se distinguem perante seus semelhantes.

A expressão desta identidade no Grupo Marista se dá a partir dos seguintes pontos: Espiritualidade Apostólica Marista, Elementos Inculturadores, Cultura e Memória Marista, Vida Marista e Valores Maristas.

Os Colégios Maristas são comprometidos com a proposta iniciada há 200 anos por São Marcelino Champagnat: educar e evangelizar crianças e jovens, formando cidadãos virtuosos. Para tanto, assumem Maria como inspiração e fundamentam sua ação na convicção de que, para bem educar as crianças, é preciso, antes de tudo, amá-las de maneira igual.

Diante da complexidade dos diferentes alunos que constituem o espaço escolar, os colégios buscam continuamente aprofundar os conhecimentos dos percursos das crianças, adolescentes e jovens, a fim de criar vínculos com todos os sujeitos.

Os colégios também trabalham no estreitamento de vínculos com as famílias para, em uma ação conjunta, potencializar o trabalho dos alunos com foco nas posturas, nos valores, no convívio e nos limites, mas também na acolhida e na afetividade.

Nesta perspectiva, desenvolvemos um processo pedagógico-pastoral para uma educação integral que articule fé, cultura e vida, contribua para o desenvolvimento da consciência crítica e favoreça as relações interpessoais, o posicionamento na sociedade, a valorização do sentido da vida e a conexão com Deus.

Valores

Amor ao Trabalho, Espirito de Família, Espiritualidade, Simplicidade, Presença, Interculturalidade e Solidariedade

Os valores Maristas podem ser compreendidos como um conjunto de pontos de vista, deveres, julgamentos, preferências e padrões de associação que determinam a visão de mundo de um indivíduo. Sua importância reside no fato de que, uma vez internalizado, torna-se, consciente ou inconscientemente, um padrão ou critério de conduta. Muitos são os valores que emergem da missão e identidade cristã marista. Para saber mais, clique aqui.

Itens relacionados

Clique para acessar!

Entre em contato com a Rede Maristas de Colégios e esclareça suas dúvidas, faça sugestões e nos conte sobre seus interesses.

Ir para o Fale Conosco