Projetos de Intervenção Social permitem que a investigação guie o aprendizado na escola e fora dela

Aprender na prática, deixar que a curiosidade mostre o caminho e ainda ter um impacto social na comunidade. Pode parecer coisa de gente grande, mas na verdade se trata de projetos desenvolvidos por crianças de 6 a 10 anos. 

O Projeto de Intervenção Social (PIS) é uma abordagem usada nos colégios e escolas do Marista Brasil em turmas de 1o ao 5o ano do Ensino Fundamental e que em outubro reúne cerca de 12.600 estudantes para apresentar os 521 projetos desenvolvidos ao longo do ano. Tudo isso acontece durante os dias 23 a 27 de outubro, quando são realizadas as partilhas das turmas de diferentes escolas, cidades e estados. O objetivo é realizar um intercâmbio de ideias e de compartilhamentos.

Uma série de porquês

A escolha dos temas dos projetos surge a partir das problematizações e investigações das crianças, por isso, as temáticas são diversas. De acordo com a coordenadora nacional do Ensino Fundamental dos Anos Iniciais do Marista Brasil, Bibiana João de Deus, como as crianças são curiosas por natureza e apresentam grande potencial criativo, nada melhor do que deixar que a curiosidade mostre o caminho. “Os temas são muito variados, desde porquê as abelhas voam, ou como funciona a reciclagem do lixo, até como combater o bullying ou solucionar a fome, por exemplo”, explica. As investigações realizadas pelas crianças têm muito potencial, nada melhor do que deixar que elas se tornem protagonistas nessa busca, comenta a especialista. Dessa forma, os(as) professores(as) atuam como mediadores(as) do processo, conduzindo a turma na busca pelo conhecimento na prática. 

Mão na massa

Depois de escolhido o tema é hora da investigação do problema. Levantar hipóteses, entender o contexto e se aprofundar no assunto nas mais diferentes áreas,  mostra às crianças como o conhecimento está interligado. Tudo isso acontece por meio da investigação das crianças. 

A variedade de situações de aprendizagem também é outro princípio do PIS. Além dos livros, profissionais especialistas são convidados nas turmas para conversar e aprofundar mais sobre o tema escolhido e muita vivência em campo. “As crianças pesquisam, questionam e investigam. O que são habilidades importantes e que visam uma formação integral”, argumenta Bibiana. 

Ao longo dessa jornada surgem as ações de intervenção social, ou de impacto na comunidade, que é uma premissa importante do PIS. As vivências e as experiências que as intervenções trazem às crianças consolida o aprendizado e faz com que as situações e problematizações da sociedade se conectem com o que foi explorado em sala de aula, afirma a coordenadora. E isso acontece independentemente da idade ou das problematizações tratadas.

Sobre o Marista Brasil 

O Marista Brasil é uma rede de 98 colégios e escolas espalhados em 20 estados brasileiros e no Distrito Federal e que acolhe diariamente mais de 97 mil crianças e jovens em seus espaços. A educação marista tem como premissa a formação de cidadãos éticos e solidários para a transformação da sociedade, com foco na defesa dos direitos. Para mais informações, acesse: maristabrasil.org/ 

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