Já pensou em um aplicativo de celular para auxiliar o deslocamento de pessoas com deficiência visual pelas ruas? Essa é a ideia de João Henrique Rinaldi, aluno do 5º ano do Ensino Fundamental do Colégio Marista Goiânia. A proposta se transformou em Projeto de Lei que foi votado no dia 26 de outubro, na Câmara dos Deputados. 

 

A ideia de João Henrique foi desenvolvida dentro do Projeto Câmara Mirim, da Câmara dos Deputados, e selecionada por consultores legislativos da Casa. A proposta ficou entre as três finalistas que foram discutidas em reunião da Comissão de Constituição e Justiça. O Projeto Câmara Mirim agrega ideias de colégios de todo o país.

 

O aplicativo propõe um comando de voz para que os deficientes visuais possam se locomover com segurança em vias públicas. Se aprovada, a proposta vai virar lei, que será fiscalizada pelas prefeituras. Os recursos para desenvolver o aplicativo serão oriundos de multas de trânsito.

 

Apesar de não ter sido aprovado para a professora da turma de João Henrique, Mariana Guimarães, esse é um importante exercício de representação política que trabalha a cidadania e a democracia. “Já faz três anos que participamos dessa atividade e agora tivemos a felicidade de termos um projeto selecionado entre quase mil apresentados.”, diz.

 

João Henrique comemora o fato de poder ajudar pessoas com dificuldade de locomoção. “Espero que o projeto seja aprovado e essas pessoas tenham a ajuda de que precisam, temos que continuar desenvolvendo ações de acessibilidade para tornar o mundo melhor”, disse o estudante.

 

O agora será apresentado na Assembleia Legislativa de Goiás.

Este artigo foi útil?

Olá!
Estamos aqui
para te ajudar!

O que você precisa