Crianças aprendem a cuidar do Meio Ambiente brincando

criciuma_casinha

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi comemorado no Colégio Marista Criciúma com atividades na Casinha Sustentável, que atende estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I, e proporciona o ensino lúdico conscientizando os alunos sobre as várias possibilidades de geração de energia que sejam menos agressivas à natureza.

“Nosso objeto é apresentar o conteúdo de uma maneira que as crianças possam entender como a sustentabilidade e os cuidados com o Meio Ambiente podem acontecer na prática. Para isso, adaptamos a casinha do parquinho em uma casa sustentável, utilizando geradores de energia sustentáveis”, explica Cláudia Kochhann de Lima, coordenadora psicopedagógica do Colégio.

Para os pequenos, o explorar é a melhor forma de compreender. Os alunos da Educação Infantil aprendem na teoria sobre reciclagem, economia de água e utilização de sucatas, depois, dentro da Casinha observam, em uma aula prática, como tudo isso pode ser utilizado.

“Ao olhar, tocar e se identificar com o local, as crianças compreendem a responsabilidade do ser humano e o impacto que cada uma deles têm na natureza. Aprendem sobre a geração de energia limpa (solar, eólica, térmica) e sobre a captação e o reuso de água, enquanto brincam e visitam a Casinha Sustentável, que é de todos nós, assim como o Planeta Terra”, afirma Cláudia.