No dia 6 de junho é comemorado o Dia de São Marcelino Champagnat

O carisma da evangelização, por meio da educação das crianças e jovens, é o principal legado deixado por Marcelino Champagnat. Os ensinamentos transmitidos pelo fundador do Instituto Marista se ancoram no amor a Jesus Cristo, tornando-o conhecido e amado, do jeito de Maria. Sob outro ângulo, essa herança pode ser considerada a própria trajetória existencial de Marcelino e do seu compromisso com a vida.
Para enaltecer a sua importância para a sociedade, no dia 6 de junho celebra-se o Dia de São Marcelino Champagnat. Neste momento em que se recordam os ideais e conquistas de Marcelino, também acontece a Semana Champagnat, quando são realizadas atividades que mobilizam estudantes, familiares e colaboradores em ações interdisciplinares, celebrações e encontros de partilha.
Hoje, os seus ensinamentos podem ser vivenciados por muitas pessoas que têm o privilégio de conhecer o universo Marista. São conceitos que se adequam à contemporaneidade, permitindo novas compreensões de busca de sentido que acenam para novos horizontes. “Por isso, continuam relevantes e seguem sendo faróis de orientação rumo à verdadeira felicidade e plena realização”, ressalta o Irmão Afonso Levis. Seus princípios, lembra Levis, estão fundamentados e norteados pela realidade profunda e essencial do ser humano, criado à imagem e semelhança de Deus, alinhados com os valores evangélicos da Boa Nova e do Evangelho de Jesus Cristo.
Potencialidades
Ao iniciar o Instituto, Marcelino não pretendia somente transmitir conhecimentos, mas desejava desenvolver todas as potencialidades e dimensões da pessoa. “Ele queria que as crianças se sentissem amadas e pautassem a vida por valores”, ressalta o Irmão. Esses preceitos eram visibilizados nas ações desenvolvidas na vida dos Irmãos educadores, cuja vivência era, e continua sendo, fundamental na educação Marista.
A busca pela competência e pela excelência profissional sempre foi uma constante em Marcelino e nos seus sucessores. “Capacitar-se para ganhar a vida com dignidade e contribuir, por meio de um serviço, para melhorar a vida dos semelhantes, é um rumo que conduz ao bem de toda a sociedade”, reflete o Irmão.
Ensinamentos
Determinado, confiante em Deus e despojado do próprio egocentrismo, Marcelino deu a vida para levar adiante o “sonho” que Deus lhe revelou. “Uma vez que ele intuiu e discerniu o desígnio de amor que Deus tinha para com ele, não duvidou. Lançou mãos à obra”, conta o Irmão Levis. Em outras palavras, o legado de Marcelino agrega o seu ser e seu agir em conjunto, levando a sua santidade e sua missão com base no amor de Deus e a ele dedicado.
Os ensinamentos podem ser vivenciados por todos no cotidiano, por exemplo, ao olhar para a história de Marcelino a fim de descobrir os aspectos de sua resposta generosa a Deus, às pessoas e aos apelos da realidade. É possível perceber que, no seu empenho para alcançar a excelência, ele estava antenado com o sentido profundo do existir humano, com o desígnio de amor do Pai. “A partir dessa descoberta, cada qual poderá escolher os que mais lhe convém, os mais adequados à própria personalidade e de acordo com a respectiva sensibilidade e sonho pessoal. E, a exemplo de Champagnat, e com sua intercessão, produzirá frutos de vida e de santidade”, sugere o Irmão Levis.