Os alunos Lucas Nerone Rillo, do Marista Paranaense, e Thomas Lankszner Bach, do Marista Pio XII, de Ponta Grossa, conquistaram a medalha de ouro na Olimpíada Paranaense de Matemática 2018. O Colégio Marista Paranaense também conquistou o 3º lugar no Nível 3 na pontuação final de colégios. A premiação aconteceu nesta quinta-feira, 29 de novembro, em Curitiba (PR).
A Olimpíada, que foi realizada em duas fases, faz parte das competições regionais da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) e Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). Alunos de escolas públicas e privadas, do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio do Paraná, puderam participar gratuitamente.
Na opinião de Mabel Aparecida Cymbaluk, orientadora pedagógica do Colégio Marista Paranaense, o desempenho dos alunos e do Colégio marca o sucesso do ensino ao longo dos anos. “A participação dos estudantes nas Olimpíadas vem aumentando a cada ano. O interesse e a motivação deles estão ligados ao trabalho desenvolvido na área da Matemática, apontando aos alunos diferentes caminhos, possibilidades de raciocínio e resolução de desafios. Ficamos muito orgulhosos pela desempenho dos nossos estudantes”.
Os alunos Maristas também conquistaram duas medalhas de prata (Cassiano José Kounaris Fuziki e Renata Baier, do Marista Pio XII), três medalhas de bronze (Hugo Angelo Lazzarim Cecato, do Marista de Cascavel, Larissa Ayumi Ishida (foto) do Marista Maringá, Gabriela brasil Silva, do Marista Pio XII), e uma menção honrosa, com Vitor Augusto Franck, do Marista de Cascavel.
Para Andréia Helena Palma Gugliemi, professora de Matemática do Ensino Fundamental Anos Finais, do Colégio Marista de Maringá, a disciplina proporciona habilidades importantes para os alunos em outras áreas. “Mais do que cálculos e contas, a Matemática estimula o raciocínio lógico e a resolução de problemas, além de facilitar o processo de tomada de decisão. Mesmo quem não quer atuar na área de Ciências Exatas só tem a ganhar com o estudo dessa disciplina”, aponta a professora.