Aula de história do rock tem vinil e música ao vivo em Maringá

shutterstock_447734590 (1)Os alunos das turmas do 9º ano do Ensino Fundamental do Colégio Marista de Maringá participam, nesta terça-feira (4), de uma aula do projeto “Trilhas Sonoras”, que envolve música, especificamente a história do Rock e o contexto de seu surgimento.

Segundo o professor Elton Silva, o tema da aula faz parte dos conteúdos de História Contemporânea e tem como um dos objetivos contextualizar o desenvolvimento do Rock’n Roll, relacionando-o com processos históricos, além de refletir sobre as questões que envolveram a juventude, na década de 40 e 50, até a atualidade.

Durante as aulas, cerca de 120 estudantes vão conhecer a história do ritmo musical a partir da exposição do professor e também da escuta de discos de vinil reunidos por ele e pelos próprios alunos. Um dos estudantes vai tocar guitarra com músicas que marcaram a história do ritmo.

“A narrativa histórica do Rock ao som dos álbuns clássicos pode ser uma experiência de aprendizagem fascinante e envolvente, sobre os contextos sociais e políticos da Guerra Fria, Guerra do Vietnã, Movimento Hippie, Woodstock e Ditadura Militar no Brasil, em perspectiva multidisciplinar. Manifestação cultural de grande abrangência, o rock traduz os anseios e sonhos das juventudes com atitude e irreverência”, conta o professor.