Colégio Marista promove Feira de Matemática

Com o objetivo de aproximar a Matemática do dia a dia, o Colégio Marista Londrina realizou, nos dias 20 e 21 de outubro, a Feira da Matemática, evento que teve como objetivo promover atividades práticas dos alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental 1, envolvendo conhecimentos matemáticos.

80156_original

O projeto inicia-se muito antes do momento da Feira, já que há todo um trabalho com o gênero receita, com a simulação de algumas situações matemáticas envolvendo a compra e venda de produtos, usando o dinheiro de papel em espaços diversos da escola, envolvendo as medidas de capacidade, tempo, cálculo mental usando as quatro operações matemáticas.

Depois dessas situações de aprendizagem, em sala de aula, as crianças iniciaram o planejamento dos itens que foram comercializados na feira: bolos, biscoitos, tortas, brigadeiro, mousse, dentre outros. Para isso, de posse da receita, as crianças testaram sua confecção no Ateliê dos Sabores do Colégio, realizando operações para calcular a quantidade dos ingredientes e o tempo necessário para fazer uma ou duas receitas, compreendendo, então, concretamente as medidas de capacidade, de tempo e, depois, também, o monetário, já que realizaram pesquisas de preços e, posteriormente, cálculos para verificar quais deveriam ser os preços dos produtos com base na proporcionalidade dos ingredientes utilizados.

Em seguida, em casa, as crianças produziram os alimentos que estavam disponíveis na Feira da Matemática. Elas ficaram nas barracas dispostas no pátio e foram as responsáveis por vender, repor o estoque e atender no caixa os demais alunos e colaboradores. A renda arrecadada foi destinada a instituições beneficentes.

“Além de desenvolverem a competência acadêmica, no que tange mais especificamente aos conteúdos matemáticos – operações, cálculos mentais, medidas (de massa, capacidade), decimais, sistema monetário – há também um trabalho com a questão da higiene (no manuseio dos produtos) e, também, a dimensão ético-estética, já que o dinheiro arrecadado será doado para uma instituição escolhida pelas crianças.”, acredita Gislaine Magnabosco, coordenadora psicopegagógica do Colégio Marista Londrina.