Jovens discutem papel do Estado no Colégio Marista Criciúma

fórum de juventudes 2O Colégio Marista Criciúma promoveu na última sexta-feira (03), a primeira edição do ano do Fórum de Juventudes com o tema “Estado Mínimo ou Estado Máximo: o papel do Estado nas instituições” com a presença de convidados de posições divergentes para discutir o assunto.

O Fórum de Juventudes é realizado desde 2015 e tem o objetivo de estimular os estudantes do Ensino Médio a analisar a atual conjuntura política, econômica e social, no Brasil e no mundo, por meio de conteúdos que também são exigidos em vestibulares e redações.

Segundo Michel Goulart, professor de história do Colégio Marista, a escolha do tema foi sugerida pelos próprios alunos. “O interesse está vinculado à atual conjuntura política e econômica brasileira, assim como a crise nos presídios e a que atingiu o estado do Espírito Santo recentemente. Neste sentido, o objetivo foi discutir a presença do Estado nas instituições e sua efetividade”, relata.

O evento contou com a presença de três convidados, cada um com suas convicções político-ideológicas próprias: um deles defendeu a presença maior do Estado; outro defendeu menor presença do Estado; um terceiro defendeu um meio termo. “O contraponto é sempre importante”, considera o professor.

Participaram do encontro o professor e coordenador do Grupo Criminologia Critica da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), Jackson da Silva Leal; o professor da Unesc e da Escola Superior de Criciúma (ESUCRI), Luiz Eduardo Conti; e o integrante do Grupo de Estudos Black Sheep, Alexandre Melchior. Eles apresentaram suas convicções e os alunos protagonizam o debate, fazendo perguntas, assim como intervenções e comentários pertinentes à discussão.