Mostra do Conhecimento é realizada pelo Colégio Marista Frei Rogério

frei rogério mostra

Para estimular uma curiosidade que revele a capacidade e criatividade dos alunos, o Colégio Marista Frei Rogério realizou nos dias 13 e 14 de julho mais uma edição da Mostra do Conhecimento. O evento é anual e busca aproximar os alunos de assuntos científicos e pedagógicos, que sejam importantes para a vida acadêmica. De acordo com Robinson de Vargas, Coordenador do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, o objetivo da Mostra é trabalhar o protagonismo nos alunos, de forma que possam elaborar pesquisas de relevância educacional, a partir do conhecimento adquirido em sala de aula e projetos pedagógicos extraclasse.

“Queremos incentivar pesquisa, investigação, produção científica, inovações tecnológicas e metodológicas que possam contribuir significativamente para o desenvolvimento de uma área do conhecimento”, afirma.

A abertura do evento contou com a palestra do Prof. Victor Alberto Danich, professor da Universidade Católica de Santa Catarina e coordenador da regional de Jaraguá do Sul do programa Sinapse da Inovação da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina – FAPESC e Fundação CERTI da UFSC.

Os alunos do 2º ano do Ensino Médio do Colégio criaram um protótipo de triciclo elétrico que utiliza energia limpa, para demonstrar a capacidade de aproveitamento da energia, que seria dispersada, para a própria locomoção do triciclo. Esse protótipo estará exposto na Mostra.

Ao todo 13 stands foram instalados no Colégio, apresentando os projetos dos alunos, e outros stands contaram com a presença do Planetário Urânia da Universidade Federal de Santa Catarina, da UNOESC (Projeto WestBots,  Projeto Unoesc na Escola; e Programa de Educação para a Sustentabilidade), da Pastoral Juvenil Marista (PJM), do Espaço Maker (SESI) e do Projeto Defensores do Planeta sobre a horta medicinal.

Este ano o Colégio inova com o formato de apresentação dos trabalhos. Além dos stands, os alunos apresentaram os trabalhos de forma oral para uma banca de avaliadores, semelhante às apresentações das conferências da TEDx.

Além dos alunos, os organizadores convidaram alguns pesquisadores da região para exposição de seus estudos nesse mesmo formato de apresentação (TEDx), Dra. Ana Cristina Monteiro de Andrade Silva (Proatividade), Dr. Alexandre Dittrich Buhr (Direito Espacial), Dr. Rudy José Nodari Júnior (Dermatoglifia: uma ferramenta de investigação em esporte e saúde), Dionísio Carlos Filipini (Conservação do solo para a geração futura: agricultura com responsabilidade), Rafael Pereira Volpato (O homem do Sudário), Neiva Hoffelder (Missão Ad’ gentes: 7 anos de experiência missionária na Ásia).