Projetos de transformação social são apresentados por alunos do Ensino Fundamental I

marista projeto

Com o objetivo de compartilhar com a comunidade educativa as descobertas e realizações dos estudantes por meio de intervenções sociais, o Colégio Marista Champagnat promoveu no dia 21 de novembro a partilha dos Projetos de Intervenção Social das turmas de Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano). A ação também visa aproximar as crianças de fatores do cotidiano, desafiando-as a transformar ideias em realizações que beneficiem o coletivo.

Dentre as propostas, os alunos desenvolveram atividades com idosos, oferecendo atividades físicas de baixo impacto e jogos para melhoria da memória; experimentaram brincadeiras sem uso de tecnologias, explorando o brincar com caixas de papelão; elaboraram um projeto de móveis com uso de pallets, gerando a conscientização para ajudar o planeta. Com a ajuda de adultos, as crianças fizeram 1 mesa e 2 sofás com os pallets. Uma horta está sendo cultivada pelas crianças, enquanto aprendem sobre os alimentos saudáveis, e as formas de cultivo, proposta também nascida nas pesquisas do Projeto de Intervenção Social. Outros alunos produziram um filme com enfoque na defesa do meio ambiente, e programam a divulgação em breve.

Alunos do 5ª ano desenvolveram um site que tem como público-alvo, crianças que terão acesso a conteúdos adequados a elas, sobre brincadeiras, saúde, entretenimento, direitos e cotidiano infantil.  Outro projeto criado para ajudar a comunidade, tem o objetivo de, por meio de jogos, levar alfabetização e letramento a crianças, jovens e adultos.

De acordo com a direção do Colégio Marista Champagnat, a valorização das atividades dos estudantes é um importante incentivo, principalmente quando se trata de projetos que vão interferir socialmente, beneficiando a comunidade.

Todos os projetos estarão disponíveis na noite de partilha, no próprio Colégio, oferecendo à comunidade escolar um evento com grandes conquistas, preparadas com o objetivo de ampliar o conhecimento e impactar a sociedade.